15.12.07

Profissão: Papai Noel

O Papai Noel é um dos principais personagens natalinos. No mês de dezembro, empresas, escolas e entidades fazem as suas festas de encerramento de ano e o bom velhinho está sempre presente. Para fazer a alegria de crianças e adultos, algumas pessoas vestem a tradicional roupa vermelha e imergem totalmente na fantasia do Natal.
Em Venâncio Aires, Ivete Naue aguarda ansiosa por dezembro. Já faz 18 anos que a aposentada é Papai Noel e o amor pela função só aumenta a cada festa. Sua roupa é costurada por ela mesma, com muita dedicação.
Tudo teve início a partir do convite de um vereador da época. Ivete trabalhava na Creche Closs e achou a idéia interessante. Ela começou a atuar em escolinhas e vilas. “Nós íamos de caminhão, inclusive quando chovia, a gente ia entregando balas para as crianças”, recorda a senhora de 62 anos.
Ivete afirma que o trabalho em vilas é o mais marcante: “Ver aquelas crianças que precisam, a gente dá carinho, dá atenção para elas, é muito bom”. Ela ressalta a alegria dos meninos e meninas, a sinceridade do abraço de cada um deles como um incentivo para continuar.
Outro Papai Noel de Venâncio é Gilmar Miguel Gassen, de 46 anos. Ele começou essa atividade em 1997, pois sempre gostou de trabalhar com crianças. Na época, Gilmar era integrante do Rotary Club e isso contribuiu para a sua decisão. Com o clube de serviço, ele vestiu pela primeira vez a fantasia, em visita à vilas.
Quando perguntado sobre as lembranças desses anos como Papai Noel, Gilmar afirma que a APAE é um lugar que o emociona toda vez. Ele declara que naquele ambiente percebe o quanto as pessoas não valorizam a saúde perfeita de seus familiares.
Gilmar destaca como a maior dificuldade deixar a família na véspera do Natal: “Teve vezes que eu já cheguei em casa e não tinha mais ninguém, isso dói”. No entanto, afirma com um sorriso no rosto: “Aquele abraço que a gente dá é como se fosse o filho da gente, então é muito bom”.

A famosa história das formigas

No Natal de 1998, Gilmar estava a caminho da última casa da noite. Ele estacionou na frente do local e pediu para que o dono chamasse as crianças. Enquanto aguardava, ficou parado do lado do carro. Os pequenos vieram correndo e o Papai Noel foi caminhando devagar até que começou a sentir algo em suas pernas.
Ele correu até uma varanda mais ao lado e tirou as botas e as calças para se coçar. Gilmar havia parado em um trilho de formigas pimentinhas e elas estavam em suas pernas. Após tirá-las, ele seguiu para entregar os presentes. No entanto, no meio do caminho, formigas que estavam na barra da calça voltaram a incomodar e o Papai Noel correu novamente para a área da casa.Depois de se recompor, Gilmar foi até as crianças que estavam confusas com a correria do Papai Noel. Ele enfim conseguiu entregar os presentes, mas ainda sentia uma ou outra formiga enquanto estava sentado.

Nenhum comentário: