23.10.06

Matéria para a Cyberfam

Curso de Jornalismo Esportivo inicia na PUCRS

Começou no dia 21 de outubro o curso de extensão “Jornalismo Esportivo na Prática”. Os ministrantes são Alexandre Praetzel, da Rádio Bandeirantes, e Leonardo Oliveira, da Zero Hora. O coordenador é Luciano Klöckner. As aulas serão aos sábados de manhã na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cerca de 30 pessoas estão inscritas na atividade. É notável a presença de mulheres. Serão cinco semanas de aulas e durante o período serão ouvidos diversos profissionais do jornalismo esportivo. Os alunos irão ainda visitar os estádios Beira-Rio e Olímpico, além de fazer cobertura de alguns jogos.

Na primeira aula houve uma apresentação de cada um. Os professores comentaram sobre o mercado de trabalho e sobre as responsabilidades exigidas de um profissional da área. Quatro palavras foram indicadas como fundamentais: informação, credibilidade, isenção e personalidade.

Em um segundo momento, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com Sílvio Luis Gomes Benfica. Ele contou um pouco da sua trajetória pessoal e profissional. Já são 36 anos de rádio. Atualmente, ele trabalha na Rádio Gaúcha. Em seu relato, fica clara a sua paixão pelo jornalismo, profissão que ele define como um desafio diário. Sílvio Benfica também ressaltou a importância da informação geral para completar um jornalista esportivo.

Após um pequeno intervalo, foi a vez de Pedro Paulo Záchia contribuir com o curso. Foi realizada uma entrevista coletiva com ele. Záchia é diretor de esportes da Rádio Bandeirantes e Presidente do Conselho do Internacional. Ele já foi três vezes presidente do clube Colorado. Foram abordados assuntos ligados com a situação atual do Inter, a sua relação com o time e o seu trabalho na área jornalística.

Antes do fim da manhã os alunos ainda foram organizados em dois grupos para as visitas aos estádios e para os primeiros jogos a serem acompanhados. A primeira turma realizou cobertura do jogo do Inter B contra o 14 de Julho, ontem no Beira-Rio. Também foi realizado um teste de conhecimentos sobre esportes em geral e um boletim individual de rádio.

Nenhum comentário: