29.10.06

A experiência encontra a juventude

Silvio Luis Gomes Benfica esteve no dia 21 de outubro na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele conversou com os alunos do curso “Jornalismo Esportivo na Prática” sobre a sua trajetória profissional.
O jornalista tem 51 anos de idade e 36 deles são dedicados ao rádio. Seu pai trabalhava na emissora de Osório e foi lá que com 15 anos entrou no mercado de trabalho. Um ano depois, o jovem teve que assumir a responsabilidade de sustentar a família após o falecimento do pai.
Devido as dificuldades na adolescência, Benfica não teve possibilidade de cursar uma faculdade, embora pensasse no assunto. Ele fez um curso de contabilidade e apenas anos mais tarde conseguiu registro profissional de jornalista e de radialista. Ele afirmou que se sente frustrado por não ter freqüentado as salas de aula do ensino superior. O profissional relatou também que procura superar na prática a falta da base teórica.
Benfica já fez a cobertura de quatro Copas do Mundo e de dois Mundiais Interclubes. Provavelmente ele irá ao Japão de novo esse ano com o Internacional. Para ele, não há dentro do jornalismo esportivo nenhuma experiência tão relevante quanto um evento mundial. Tem fatores complicados, como a distância dos familiares, a quantidade de dias fora, porém, é um desafio permanente.
Um fato interessante relatado por Benfica envolve a Copa de 1990. Ele contou que tinha sido confirmado para ir fazer a cobertura na Itália, entretanto, um mês antes foi cortado em função do Plano Collor que mudou a situação do país. No início, ele ficou muito decepcionado e envergonhado, pensou até em sair da Rádio Gaúcha, local em que trabalha ainda hoje. Contudo, pensou melhor e viu que o problema não era com ele, mas sim com a emissora que vivia um momento delicado.
Diante de toda a história profissional narrada, Benfica deixou alguns ensinamentos aos focas (maneira que são chamados os jovens jornalistas). Além de expor o lado fascinante da profissão na área de esportes, ele ressaltou a importância da informação de maneira geral. A relação com os ouvintes também foi lembrada. É essencial se colocar no lugar de quem está do outro lado do rádio. O profissional encerrou com um ensinamento de Mendes Ribeiro, de que jamais devemos ser auto-suficientes como jornalistas. Também aconselhou os estudantes a lerem muito. No fim, Benfica foi aplaudido e agradecido por compartilhar tantos anos de profissão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dear Indiazinha,

Estou amandou teu blog! Teus textos estão muito bons!! O pessoal do Globo Esporte que se cuide!!
hehehe

;*

Anônimo disse...

Oi Nanda!
Mto bom o texto!!
Continue com esse esforço que tu vai longe!!
Mto sucesso pra ti!!
E qdo entrevista o Sobis num esquece de me chama!! =P
Bjos!