11.4.07

Casamento em casas separadas

Opinião e informação não se afastam. No âmbito do jornalismo, em especial, é comum a divisão de tais segmentos, como se fosse possível elaborar qualquer tipo de texto sem mesclar características pessoais e ocorrências. Os meios de comunicação de hoje ainda vivem no mito da imparcialidade sem perceber que a simples análise do repórter já molda os fatos.
Ao observarmos as editorias de um jornal ou a organização de uma revista é notável partes onde predomina a opinião (colunas, artigos) e outras onde prevalece a informação (notícia, reportagem). Acredito que tal modelo não é nada além de um reflexo de uma teoria ultrapassada e já superada. A prática jornalística evoluiu e mesmo assim não está estagnada. Cada escolha do repórter é movida por conceitos internos e individuais. A constituição de um texto em si espelha marcas de quem o escreve, tanto nas palavras utilizadas quanto na formação das frases. A opção por determinada entrevista ou fonte já conduz um ponto de vista que penetra nas entrelinhas. Até o ângulo de uma fotografia conta com a interferência, por menor que seja, do olhar de quem a tira.
A imparcialidade surge então como um termo questionável no jornalismo. Ela é real ou apenas uma utopia? Creio que seja um objetivo impossível, ou no mínimo, improvável. Já no primeiro semestre as faculdades expõem a imparcialidade dentre as características da profissão do jornalista. Aos poucos, a lenda é despida e o que se encontram são formas mais próprias de se conduzir as palavras. Porém, o dilema se estende ao mercado de trabalho, afinal, os veículos de comunicação insistem em repetir o discurso de que são imparciais e de que notícia é uma coisa e opinião é outra totalmente isolada.
Então o casamento entre o dito jornalismo informativo e o de opinião segue mesmo que sob as divisões editoriais. O repórter, por mais que não queira deixar a sua percepção influenciar os rumos da sua escrita, é alvo da sua individualidade. É importante ressaltar também que assim como a opinião guia as notícias de forma sutil e indireta, os fatos também suportam as redações autorais. Todavia, nenhum esforço para qualquer mudança é feito. E tudo segue...

Um comentário:

Unknown disse...

Que honra ter uma colega de tanto gabarito. Facera, assim é Ananda. Na crônica sobre as pernas dos jogadores ela se puxou.. PEQUENA GAROTA, GRANDE TALENTO!!!